Publicado por: Fernando de Oliveira | 05/08/2015

Paul McCartney relança Tug of War e Pipes of Peace

Paul McCartney Tug Of War ISe você é daqueles que gostam de boa música e já se emocionou ao ouvir algum dos álbuns que Paul McCartney lançou em sua carreira solo (quem sabe até batizando sua cadela de Jet) e acompanha a série Archive Collection, onde está relançando todo o seu catálogo musical em edições remasterizadas e com muitos bônus, prepare-se, pois, está chegando a hora de ouvir uma de suas obras-primas: Tug of War e seu irmão Pipes of Peace, que desembarcam no mercado no início de outubro, embora no Brasil devam estar disponíveis apenas em formato digital.

Agora que o choque em saber as track lists e absorver que Paul decidiu não só remasterizar, mas também remixar Tug of War já passou, dá para descrever um pouco sobre esses dois relançamentos, sem a tentação de reclamar sobre o que deixaram de incluir nas novas edições, que ganharam livros, DVDs e faixas inéditas.

Paul McCartney Tug Of War IIMas, primeiro, um toque de história. Em 1980 Paul McCartney havia acabado de lançar o estranho McCartney II, que até lhe rendeu um hit (Coming Up), mas ficava muito aquém do padrão de seus trabalhos anteriores com o Wings. Então, Paul decidiu que teria uma abordagem mais conservadora para o novo trabalho da banda e chamou seu velho amigo e produtor dos Beatles, George Martin, para produzir o trabalho. As gravações aconteceram (em sua maioria) nos estúdios de Martin, na ilha de Montserrat, no Caribe. Para complementar, um time de músicos de estúdio de primeira foi recrutado e o Wings foi oficialmente desfeito, abrindo caminho para uma produção mais complexa. A ideia original de Paul era lançar um LP duplo, o que (Graças a Deus) George Martin não permitiu, já que o material apresentado pelo ex-beatle não tinha qualidade para tanto. Alguns fatores, inclusive a morte de John Lennon, acabaram atrasando o lançamento de Tug of War, que só saiu em 1982, e Pipes of Peace, lançado em 1983. Enquanto o primeiro é uma obra-prima, o segundo tem um clima de sobras de estúdio, embora dois singles tenham chegado ao primeiro lugar (Say, Say, Say – dueto com Michael Jackson, e Pipes of Peace).

Estes dois lançamentos foram os últimos discos de Paul a alcançar o topo das paradas. Depois deles, apesar da qualidade de alguns de seus álbuns, apenas alguns singles chegaram ao número 1.

Tug of War

Tug of War deluxeO disco que marcou a volta de Paul McCartney, que passou a década de 70 entre o Wings e lançamentos literalmente solo (onde tocava todos os instrumentos), já impactava nos primeiros segundos da faixa-título, que abre o disco. Nunca Paul cantou tão bem e poucas vezes disse coisas com tanta emoção e profundidade. Canções como a própria Tug of War, Somebody Who Cares, The Pound is Sinking, Ebony and Ivory e Here Today (escrita para John Lennon e até hoje tocada por Paul em seus shows), mostraram um compositor muito mais denso que na maioria de seus trabalhos, mesmo com os Beatles. Outras, como Take it Away, Get it e Ballroon Dancing, mostram um Paul com o bom e velho dom de criar melodias que ficam na sua cabeça.

A lista de músicos impressiona: Denny Laine, Stevie Wonder, Carl Perkins, Eric Stewart, Steve Gadd, Stanley Clarke e Ringo Starr estão nela, entre outros. A produção foi esmerada, com arranjos primorosos, o que causa estranheza na decisão de Paul de remixar o disco – é o único que recebeu esse tratamento na Archive Collection. Para completar, Paul apresenta pela primeira vez em CD as canções I’ll Give You a Ring e Rainclouds (lados B de Take it Away e Ebony and Ivory, respectivamente) e a versão solo de Ebony and Ivory. Além disso, vários demos foram incluídos no pacote, inclusive dias que não entraram no disco (Stop, You Don’t Know Where She Came From e Something That Didn’t Happen). Há também (nas versões deluxe e superdeluxe) um DVD com clipes e um making of do vídeo de Take it Away. Aqui uma reclamação: não incluíram o belo clipe da versão solo de Ebony and Ivory. Bola fora, mas que não é motivo para deixar de comprar ouvir e ver. Tug of War é um dos três melhores discos de McCartney e um dos melhores da história do Pop/Rock.

Disc 1: Remixed album

Tug of War (Remixed 2015)
Take It Away (Remixed 2015)
Somebody Who Cares (Remixed 2015)
What’s That You’re Doing? (Remixed 2015)
Here Today (Remixed 2015)
Ballroom Dancing (Remixed 2015)
The Pound Is Sinking (Remixed 2015)
Wanderlust (Remixed 2015)
Get It (Remixed 2015)
Be What You See (Link) (Remixed 2015)
Dress Me Up As a Robber (Remixed 2015)
Ebony and Ivory (Remixed 2015)

Disc 2 – Original album

Tug of War
Take It Away
Somebody Who Cares
What’s That You’re Doing?
Here Today
Ballroom Dancing
The Pound Is Sinking
Wanderlust
Get It
Be What You See (Link)
Dress Me Up As a Robber
Ebony and Ivory

Disc 3 – Bonus Audio

Stop, You Don’t Know Where She Came From [Demo] (previously unreleased)
Wanderlust [Demo] (previously unreleased)
Ballroom Dancing [Demo] (previously unreleased)
Take It Away [Demo] (previously unreleased)
The Pound Is Sinking [Demo] (2015 Remaster)
Something That Didn’t Happen [Demo] (previously unreleased)
Ebony and Ivory [Demo] (previously unreleased)
Dress Me Up As a Robber/Robber Riff [Demo] 
(previously unreleased)
Ebony and Ivory [Solo Version] (B-side of Ebony and 
Ivory 12” single)
Rainclouds (B-side of Ebony and 
Ivory 7” single)
I’ll Give You a Ring (B-side of Take It Away single)

Disc 4 – Bonus Film

Tug of War Music Video (Version 1)
Tug of War Music Video (Version 2)
Take It Away Music Video
Ebony and Ivory Music Video
Fly TIA – Behind The Scenes on Take It Away (new 18 minute documentary using previously unreleased archive footage)

FORMATOS

Físicos

Standard CD (2CD)

Deluxe CD/DVD (3CD/1DVD Box Set) + 112 page essay book and 64 page scrapbook

Super Deluxe CD/DVD (3CD/1DVD Box Set) + 112 page essay book and 64 page scrapbook + limited edition acrylic slipcase

Vinil (2LP)

 

Paul-McCartney Pipes-Of-PeacePipes of Peace

Enquanto Tug of War fala sobre conflitos (pessoais, econômicos e românticos), Pipes of Peace tem como tema central o otimismo, um campo muito mais comum para Paul McCartney, mas que sofreu um pouco com a qualidade das canções e uma certa superficialidade das letras. Claro que o disco será sempre lembrado pelo mais bem-sucedido dueto entre Macca e Jacko (Say, Say Say) e seu ótimo clipe. A cação título também chegou ao primeiro lugar e com um vídeo ainda mais impressionante, com direito a um livro só sobre ele na versão deluxe. Um luxo (com e sem trocadilho).

Mesmo com um certo nariz torto, George Martin fez um ótimo trabalho, principalmente na belíssima Through Our Love, um dos grandes momentos românticos da carreira de Sir Paul. Infelizmente canções como Average Person, Hey Hey e Tug of Peace fazem com que o disco fique com aquele jeitão de restos de estúdio. Nesta nova edição os fãs ganham uma nova mixagem de Say, Say, Say, alguns demos, duas canções inéditas, mas perdem os remixes feitos na época do lançamento do single. Também não foi incluída a mixagem lançada somente na Austrália para Ode to a Koala Bear (lado B de Say, Say, Say), mas, pelo menos, a versão normal foi incluída.

Bem, agora é só esperar.

Pipes of Peace

Disc 1 – Remastered Album (Stereo)

Pipes of Peace
Say Say Say
The Other Me
Keep Under Cover
So Bad
The Man
Sweetest Little Show
Average Person
Hey Hey
Tug of Peace
Through Our Love

Disc 2 – Bonus Audio

Average Person [Demo] (previously unreleased)
Keep Under Cover [Demo] (previously unreleased)
Sweetest Little Show [Demo] (previously unreleased)
It’s Not On [Demo] (previously unreleased)
Simple As That [Demo] (previously unreleased)
Say Say Say [2015 Remix] (previously unreleased)
Ode to a Koala Bear (B-side of ‘Say Say Say’ single)
Twice in a Lifetime (bonus track from 1993 reissue)
Christian Bop (previously unreleased)

Disc 3 – DVD

Pipes of Peace Music Video

So Bad Music Video

Say Say Say Music Video

Hey Hey in Montserrat (previously unreleased home movie footage, 3mins)

Behind the Scenes at AIR Studios (previously unreleased 6 min edit)

The Man (previously unreleased home movie footage, 4mins)

FORMATOS

Físicos

Standard CD (2CD)

Deluxe CD/DVD (2CD/1DVD Box Set) + 112 page essay book and 64 page behind the scenes book about the music video for the song ‘Pipes in Peace’

Vinyl (2LP)

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: