Publicado por: Fernando de Oliveira | 22/07/2015

Receita: Escondidinho de frango e batata baroa

Sheperd's Pie

Sheperd’s Pie

O escondidinho é um dos pratos mais populares do Brasil. Porém, como a sua origem é incerta – há quem diga que veio do Nordeste, outros que é uma criação de um restaurante do Sudeste e ainda há quem acredite que a receita é uma adaptação da Shepherds’ Pie (receita irlandesa feita com carne moída e purê de batatas) -, as variações são muitas, já que todos se acham meio donos da receita.

O original é aquele com purê de aipim, recheio de carne do sol ou carne seca e gratinado com queijo coalho ou requeijão. Esse que vou postar é feito com base de batata baroa e recheio de frango. Uma mudança não muito radical. Testem e deem suas opiniões.

Ingredientes

5 batatas baroas

100 ml de leite

1 copo de requeijão (pode ser light)

2 peitos de frango

1 lata de tomate sem pele e sem sementes (pelatti)

½ tablete de Claybon / margarina

escondidinho-de-frango-cremosoSal

Pimenta do reino

4 azeitonas

Extrato de tomate

1 dente de alho

Óleo de soja


Modo de fazer

Recheio:

Encha uma panela com água e sal e coloque para ferver. Coloque os peitos de frango e deixe cozinhar bem. Quando estiverem bem cozidos, retire o frango e reserve um pouco da água do cozimento. Retire a pele do frango e desfie com as mãos.

Em uma panela, coloque o dente de alho picado para refogar em um fio de óleo. Acrescente o frango, um pouco da água de cozimento e o tomate pelatti. Moa um pouco da pimenta do reino e deixe em fogo baixo até que os tomates desmanchem. Por último, junte as azeitonas, cortadas em fatias finas. Caso note que vai ficar muito seco, acrescente mais um pouco da água do cozimento. O ideal é que o recheio fique um pouco cremoso.

Purê de baroa

Descasque as batatas e cozinhe até que fiquem bem macias. Com elas ainda quentes, amasse com um garfo ou passe em uma peneira, depois acrescente a manteiga e 50 ml de leite. Misture bem (o ideal é que fique um pouco mais consistente que um purê) e forre um pirex redondo e alto com esse creme.

escondidinho de frango IICobertura

Caso use o requeijão light, não é preciso fazer nada. Caso use o requeijão comum, misture o restante do leite (50 ml) para que o requeijão fique um pouco mais cremoso e um pouco menos salgado.

Montagem

Com o pirex já forrado com o creme de baroa, coloque o recheio do frango e cubra com o requeijão. Coloque em forno pré-aquecido (200 °C) por 5 minutos e depois coloque para gratinar por mais 5 minutos.

Sirva em seguida.

Dica: Vai bem acompanhado com arroz branco e uma salada.


Responses

  1. Que delícia


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: