Publicado por: Fernando de Oliveira | 13/04/2015

Samsung é a marca mais influente

Juro que não entendo totalmente os diversos critérios para a composição desses rankings e até mesmo as suas subdivisões, mas acho que é um termômetro importante para detectar a percepção do público em relação às marcas.

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Nestlé e Google aparecem na sequência no estudo Most Influential Brands divulgado pelo Instituto Ipsos 

O Instituto Ipsos divulgou nesta quinta-feira, 9, o estudo Most Influential Brands, que avalia as marcas que mais têm influência sobre a vida do consumidor. O ranking de 2015, relativo ao desempenho das companhias no Brasil em 2014, foi liderado pela Samsung, seguida da Nestlé e do Google (confira abaixo a lista completa das dez marcas mais influentes).

Para fazer a seleção dessas empresas, o instituto realizou pesquisa online com mil consumidores. O perfil dos respondentes corresponde à amostra online brasileira, das classes AB e C, de 18 a 55 anos ou mais e de todas as regiões do País.

Na pesquisa, os consumidores avaliaram as marcas sob seis critérios: Relevância (que analisava as marcas do ponto de vista de atributos como ser impactante, fundamental, importante, próxima e amada); Confiança (se a marca era considerada confiável, recomendável, icônica ou que transmitia credibilidade); Liderança (característica conferida às marcas percebidas como inovadoras, únicas, diferentes, transformadoras e indulgentes); Presença (aquelas marcas mais exibidas em propaganda, que estão em todo lugar, conhecidas e populares); Interação Online (atributo das mais compartilhadas e curtidas nas redes sociais e com boa performance nas compras online); e Cidadania Corporativa (mérito das marcas que melhor se relacionam com questões como meio ambiente, sociedade e comunidade).

No critério Relevância, a primeira posição foi ocupada pelo Google. Já a marca em que os consumidores mais têm Confiança é a suíça Nestlé. A Apple ocupa o topo do ranking no quesito Liderança e a posição é conquistada pela Coca-Cola quando o foco é Presença. Os esforços do Grupo Boticário em modernizar suas estruturas e estreitar laços nas redes sociais colocam o carro-chefe da companhia – O Boticário – em primeiro lugar na Interação Online. A grande concorrente da marca no Brasil, a Natura, desponta como líder no fator Cidadania Corporativa.

Os pesquisadores da Ipsos que apresentaram o estudo também destacaram o impacto que a Copa do Mundo 2014 exerceu sobre os resultados da análise. Quatro das novas marcas do ranking Top 10 em 2015 foram patrocinadoras da Copa ou da seleção brasileira ano passado: Samsung, Nestlé, Sadia e Gillette. A Nestlé foi patrocinadora da Copa e as demais marcas, da equipe brasileira.

Most Influential Brands 2015 – Brasil:

  1. Samsung
  2. Nestlé
  3. Google
  4. Havaianas
  5. Microsoft
  6. O Boticário
  7. Natura
  8. Sadia
  9. Johnson & Johnson
  10. Gillette

Top 5, por critério:

Relevância:

  1. Google
  2. Facebook
  3. Microsoft
  4. Samsung
  5. YouTube

Confiança:

  1. Nestlé
  2. Johnson & Johnson
  3. Brastemp
  4. OMO
  5. Sadia

Liderança:

  1. Apple
  2. Microsoft
  3. Coca-Cola
  4. Mercedes-Benz
  5. Havaianas

Presença:

  1. Coca-Cola
  2. Skol
  3. TIM
  4. Itaú
  5. Nestlé

Interação Online:

  1. O Boticário
  2. Claro
  3. Sony
  4. Facebook
  5. Fiat

Cidadania Corporativa:

  1. Natura
  2. O Boticário
  3. Banco do Brasil
  4. Bradesco
  5. Petrobras

Fonte: Meio&Mensagem


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