Publicado por: Fernando de Oliveira | 17/03/2015

IVC amplia escopo de atuação com auditoria de app, webradio e TV online

Agora vai ficar bem mais difícil para portais, blogs e sites “inventarem” audiências e se colocarem em posições nas quais nunca estiveram.

audience_engagement

Além da mudança de posicionamento do IVC, que passa a ser reconhecido como Instituto Verificador de Comunicação, algumas novidades chegarão em 2015 com a ampliação de atuação da empresa. Na lista, vão passar a fazer parte dos serviços a aferição da audiência em aplicativos, webradios, TV na internet e eventos. Os novos projetos foram apresentados à imprensa na manhã desta terça-feira, 10, em encontro realizado em São Paulo.

Quem cuidou da apresentação foi o presidente-executivo do IVC, Pedro Silva, que explicou como vai funcionar cada atuação. Sobre aplicativos, ele afirmou que o serviço será uma análise da utilização desses programas com captação de dados armazenados no dispositivo do próprio usuário no momento da interação.

De acordo com o executivo, as informações serão confrontadas com dados reportados pela ferramenta de web analytics, levando em conta que a principal métrica será o unique device – que identifica o dispositivo único que está utilizando o app. Outras métricas a serem usadas serão: downloads, app page impression, app visit, app time spent e app ad impression.

Destinado às webradios e TVs na internet, a auditoria de streaming de áudio e vídeo também estão na cartela de novos serviços. A verificação pretende observar acessos como conexões únicas, seguindo os padrões recomendados pela Federação Internacional dos Institutos de Auditoria de Mídia (IFABC, da sigla em inglês).

O IVC vai fornecer dados com audiência por conexões e sua taxa de consumo, geolocalização da audiência por região e cidade, identificação dos dispositivos de acesso e determinação dos horários das conexões, os dayparts. “Cobrir websites, aplicativos e web rádios configura uma conquista importante. A presença da auditoria nos meios digitais é cada vez mais forte e nos permite ofertar dados multiplataforma de forma bastante abrangente. Isso cria cenário mais favorável aos investimentos seguros e o mercado publicitário ganha como um todo”, explicou Silva.

Por fim, eventos serão auditados pelo IVC, que vê neste mercado uma opção relevante em segmento com franca expansão e bastante explorado por publishers e agências especializadas. Este trabalho vai cobrir encontros sociais, empresariais, webinars e aqueles voltados ao consumo, bem como os de cunho técnico-científicocultural.

As métricas oferecidas ao mercado abrangem números de visitas pagas e gratuitas, além de um relatório de conversão de visitas e dados de qualificação de público, que incluem características como cargo e gênero. Atividades paralelas aos eventos como palestras, distribuição de brindes e shows, entre outras, também poderão ser auditadas e parametrizadas.

“Os eventos desempenham papel importante filiado à International Federation of Audit Bureaux of Circulations (IFABC) na construção de marcas por meio do relacionamento, entrega de conteúdo e debate de ideias. O serviço de auditagem de eventos se consolidou nos países onde foi implantado. Além disso, é apontado como tendência pela IFABC e tem tudo para ser bem sucedido no Brasil”, disse Silva.

Total View

O IVC lançou, ainda, o Total View, que chega junto da reformulação de seu site. A ferramenta de consulta vai fornecer ao usuário dados sobre participação e relevância de cada meio de comunicação em diferentes mercados. Os filtros permitem ao usuário visualizar dados de diferentes plataformas dos veículos (tablet, mobile, desktop ou impresso), segmentos de atuação, regiões geográficas e período.

O Total View permitirá que o usuário visualize as informações de mais de um veículo para criar, por exemplo, um banco de dados de uma campanha. Será possível exportar planilhas, gráficos e salvar o plano para execução de check in após a veiculação. “A necessidade de criar uma ferramenta como o Total View foi percebida pelo Instituto após estudos realizados no segundo semestre de 2014 com os profissionais de Mídia das agências”, afirmou o presidente do instituto.

Fonte: Comunique-se


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