Publicado por: Fernando de Oliveira | 17/12/2013

Sound City – Uma declaração de amor por uma mesa de som

SOUND-CITY-CAPANão podia deixar o ano acabar sem escrever algo sobre o projeto Sound City (CD e DVD), capitaneado por Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana e atual líder do Foo Fighters. Como esse foi um dos produtos que a gravadora responsável não fez questão de enviar para análise (as vezes eles mandam só para veículos especializados ou para quem não escreve mesmo), não tive a menor preocupação em publicar nada na época do seu lançamento. Porém, como este blog não tem nenhum vínculo com o factual, ai vão as minhas impressões.

Primeiro vamos explicar quem/o que/onde fica(va) Sound City. Sound City era um estúdio de gravação na Califórnia, usado por muitos músicos e grupos de peso (Fleetwood Mac, Tom Petty, Elton John, Rick Springfield, Nirvana e muitos outros nomes. Inexplicavelmente, aquele lugar, pequeno, sujo e fedorento, tinha uma magia, acústica e qualidade técnica que apaixonavam e inspiravam a produção de grandes obras. Infelizmente, com o aparecimento de ferramentas como o Pro Tools, o uso de estúdios acabou caindo em desuso e nem mesmo um local com a aura e a história de Sound City.

Ao saber que a mesa de som do estúdio – uma obra prima feita a mão e chamada Neve – Dave correu para comprá-la, instalá-la em seu próprio estúdio e mantê-la viva, funcionando. A opção óbvia foi convidar alguns dos grandes nomes que passaram por Sound City para gravar novas canções, utilizando os recursos da Neve. O resultado é um apanhado de boas histórias, dirigidas como uma verdadeira declaração de amor. O documentário é brilhante e algumas entrevistas (principalmente Neil Young e das managers do estúdio) são obras primas.

Real to Reel Sound CityMusicalmente, o registro em CD de novas canções – Real to Reel – é mais que positivo. Reunir o “garrotãoStevie Nicks, Jim Keltner e Rick Springfield foi um tiro certeiro, mas a cereja do bolo é mesmo a canção Cut me Some Slack (que já tem uma versão sendo usada em um comercial de perfumes), que reuniu os ex-integrantes do Nirvana com o ex-beatle Paul McCartney.

Um dos melhores lançamentos do ano, deixando claro que os documentários sobre rock estão mesmo em alta.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: