Publicado por: Fernando de Oliveira | 24/09/2013

Formação de plateias

Formando plateiasOutro dia estava lendo a Revista do Globo, um dos suplementos pelos quais nutro menos simpatia na nossa imprensa, mas… era um daqueles momentos solitários nos quais a gente pega qualquer coisa para ler, e encontrei uma reportagem interessante que falava da mania das pessoas em fotografar e filmar qualquer evento, seja ele um show de rock, um balé ou uma peça de teatro. Havia bons argumentos defendendo e censurando o novo hábito. A discussão corria bem, com fotógrafos defendendo sua profissão e afirmando (com boa dose de razão) que são atrapalhados por pessoas que, na primeira oportunidade, vão apagar os registros, principalmente pela má qualidade da fotografia/filmagem – o que tem de gente que filma e dança ao mesmo tempo é realmente espantoso -, mas o que me deixou sem respirar foi a declaração de uma pessoa cujo título era “criadora do curso de Formação de Plateias“!  Peraí….. formação de plateias?

Parei, pensei e resolvi parar de ler por ali mesmo. Fiquei imaginando você sair do trabalho, pegar um ônibus ou um táxi para ir para a sua aula de formação de plateias. Posso estar escrevendo a maior das imbecilidades, mas fiquei pensando em como seria isso. Aprender a sentar da maneira correta? Respirar baixo (caso vá a algum show do João Gilberto) ou até mesmo quando ou não fotografar e filmar. Todas as opções (rasteiras, mas lógicas) me pareceram absurdas demais para levar em consideração em 2013.

Para mim, formação de plateia é preço decente e espetáculo de bom nível. Querer ensinar a um adorador de funk ou samba como se comportar em um campo de golfe ou quadra de tênis (que também são espetáculos) é tão ridículo quanto querer que um torcedor do framengu aprenda como se comportar no Municipal. :p

Bem, esse texto sobre o nada é apenas para mostrar a minha surpresa com o título do curso. Se alguém souber realmente do que se trata, por favor, me informe.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: