Publicado por: Fernando de Oliveira | 20/08/2013

A música é ruim quando precisa ser explicada

Críticos de MúsicaEscrever sobre música é algo complicado. Muitas vezes, o ego dos críticos pode chegar quase ao do tamanho do artista. Quando isso acontece, somos deparados com uma série de narizes de cera, imagens surreais, tratados filosóficos e colocações histórico/políticas que raramente têm alguma relação com a música que deveria estar sendo comentada. Mas, o que realmente me deixa abismado é quando produtores e artistas precisam de tempo (muito tempo) para explicarem a feitura de um disco.

Neste fim de semana, assisti a um programa (me permito não falar qual é ou o disco esmiuçado) onde produtor e artista se esforçaram – com a boa vontade do apresentador – em mostrar o contexto no qual um álbum foi gravado e as ideias que estavam por traz da mixagem e do som obtidos. Ouvir 40 minutos sobre conceitos concretistasdesconstrução do somprojeto multimídia e outras coisas para explicar um álbum só me convence que o disco em questão é uma merda e não há como passar isso para o público de uma maneira mais simpática do que dizendo que ele não foi inteligente o suficiente para alcançar a profundidade artística do seu idealizador.

Alguns discos são mesmo estranhos e foram lançados muito a frente do seu tempo, tão na frente, que nunca chegam ao seu tempo certo. Claro que se você for um Frank Zappa ou um Roger Waters, podemos relevar, mas é muito estranho ter que pensar para poder compreender uma canção. Melhor criar e escrever de maneira simples, descritiva e eficiente para o ouvinte/leitor.

PS: Deixo claro que não acredito que ninguém no mundo lance um disco sem interesses comerciais ou que os faça para que ninguém ouça.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: