Publicado por: Fernando de Oliveira | 21/05/2013

Duofel pulsando Música Popular Brasileira

capa em altaFormado em 1978 pelos músicos Fernando Melo e Luiz Bueno, o Duofel vem escrevendo um dos capítulos mais bonitos da música instrumental brasileira. Exímios violonistas, a dupla encanta com arranjos criativos e sonoridades nada óbvias, seja em composições próprias ou de mestres do erudito ou popular, como os Beatles.

O novo trabalho do duo é o elegante e excelente Duofel pulsando MPB (selo Fine Music), onde os diversos violões recriam canções de gênios da nossa música, como Chico Buarque (Construção/Cotidiano/Deus lhe Pague), Tom Jobim e Vinícius de Morais (Água de Beber), Dorival Caymmi (O Vento), Geraldo Vandré (Disparada) e Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro (Palhaço).

Sempre longe do lugar comum, Luiz e Fernando dão novas roupagens e encontram acordes escondidos e que se encaixam perfeitamente no contexto de cada uma das interpretações. Difícil explicar o que eles fazem com cada uma das canções, seja com os violões de seis ou 12 cordas, ou com o uso de arcos.

O resultado é sempre a abertura de um novo horizonte, mesmo para os temas mais familiares. Exatamente como diz o texto de divulgação que acompanha o disco. O Duofel constrói sons como verdadeiros artesãos.

O Duofel é daquelas coisas que nos dá orgulho de ser brasileiro.

Uma versão desse texto também foi publicado no jornal O Fluminense


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: