Publicado por: Fernando de Oliveira | 20/05/2013

Miltinho – O rei do sambalanço revisado

Box MILTINHO 1 perspectivaContinuando o trabalho de resgate da memória musical de grandes nomes da MPB, o selo Discobertas reedita 12 discos lançados pelo cantor Miltinho, considerado o rei do sambalanço, na década de 60. Os discos vêm em duas caixas de seis CDs cada – Miltinho Anos 60 Vol. 1 e Miltinho Anos 60 Vol. 2 – e trazem alguns discos primordiais para entender o grande sucesso alcançado pelo artista.

Pode ser que muitos dos jovens fãs de samba apenas conheçam algumas das canções que se tornaram conhecidas por conta da interpretação cheia de bossa de Miltinho na voz de artistas da nova geração, mas músicas como Samba do Balanço dificilmente terão registro mais singular do que os de Miltinho.

Box MILTINHO 2 perspectivaNa primeira caixa estão os discos Um Novo Astro (1960), O Diploma do Astro (1960), Miltinho (1961), Poema do Adeus (1961), Miltinho é Samba (1962) e Poema do Olhar (1962). Já na segunda, encontramos Os grandes sucessos de Miltinho (1962), Eu… Miltinho (1963), Canção do nosso amor (1963), Bossa & Balanço (1964), Poema do Fim (1965) e Miltinho ao Vivo (1965), quase todos indispensáveis para o entendimento de uma época onde a quantidade de influências em nossa música era combustível para uma variedade de perfis que talvez nunca mais se repita.

Mas não pense que tudo é ritmo e balanço. Há lamentos, baladas e sambas tristes. Tudo com um belo trabalho de remasterização, que passam por cima de qualquer deficiência técnica dos estúdios de gravação tupiniquins daquele tempo.

Esse texto também foi publicado no jornal O Fluminense


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: