Publicado por: Fernando de Oliveira | 11/04/2013

Seguindo duas direções contrárias na escolha da músicas

Gente, jornalismo pode ser uma profissão perigosa. Algumas vezes temos que superar nossos medos e encarar desafios que parecem impossíveis de transpor. Mas somos bravos e guerreiros, como prova este texto sobre trilhas sonoras de novelas.

Salve Jorge Nacional 2A escolha das canções das trilhas sonoras de novela continua surpreendendo. Se o bom gosto voltou a ser um dos critérios para a inclusão de fonogramas em alguns dos últimos lançamentos, a coisa também desanda para o popular, no pior significado da palavra. Esses são os casos das novas trilhas de Salve Jorge Nacional 2 e Guerra dos Sexos.

Enquanto a trilha da novela das 21h escorrega em um repertório fraco e na seleção de artistas como Batuk D’gueto, Jammil, Mc Mingau e João Bosco & Vinícius, só para citar alguns, deixando longe o cast do primeiro volume, composto por nomes como os de Marisa Monte, Wanderléia, The Originals, A Cor do Som, Ana Carolina e Elis Regina.

Já o CD de Guerra dos Sexos é uma outra história. Com composições instrumentais de Mú Carvalho, tecladista do grupo A Cor do Som e autor de trilhas de vários filmes e novelas, o disco é um primor de bom gosto, com temas que viajam por vários gêneros e épocas, criando climas que servem como pano de fundo para as diversas situações da trama. Se guardar os títulos das canções não é tarefa das mais fáceis – nunca é fácil lembrar-se dos nomes dados para temas onde não há uma voz cantando alguma história -, se apaixonar pelas canções não é nada difícil.

Os dois lançamentos provam que nem sempre uma boa história rende boas trilhas e que o bom gosto de um CD nem sempre é repetido no seu segundo volume.

Esse texto também foi publicado no jornal O Fluminense


Responses

  1. E para amenizar o caos diário da trama das 21h, temos Dionne Warwick umas três vezes por noite. Salve Jorge!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: