Publicado por: Fernando de Oliveira | 09/01/2013

Com base em horários diferentes, Record e SBT se vendem como vice-líderes no Ibope

Que coisa linda! Um belo exemplo de distorção de informação.

Image converted using ifftoanyO Ibope divulgou para as emissoras os dados de audiência referentes ao ano de 2012. Revelada nesta semana, a pesquisa rendeu releases enviados pela comunicação de SBT e Record e ambas se consideram vice-líderes. Entretanto, elas trabalham com informações de horários diferentes.

A Record, que enviou diversos comunicados ao longo da semana reforçando a vice-liderança em todo o Brasil, considera apenas os dados da faixa das 7h à meia noite, levando em conta o ranking nacional e da Grande São Paulo. Neste caso, durante os doze meses, a emissora marcou média de 6 pontos, contra 5,5 do SBT. Ainda de acordo com o canal, durante aproximadamente 32 dias do ano passado, a Record ficou em primeiro lugar na mesma faixa de horário. Segundo apuração do Comunique-se, a emissora de Edir Macedo não considera as outras faixas pois entende que não é importante, já que trata-se de horários com baixa visibilidade publicitária.

O SBT, que afirmou ter consolidado a vice-liderança no ano passado, considerou apenas os dados da Grande São Paulo. Em contrapartida e diferentemente da Record, o canal de Silvio Santos publicou números de diversas faixas horárias. “O SBT começou 2012 com 0,8 pontos de audiência atrás da concorrente na faixa 24 horas (das 6h às 5h59), e encerrou o ano com 0,5 à frente, alcançando a vice-liderança na audiência”, explicou. Neste caso, a emissora foi vice-líder na faixa vespertina (12h às 18h) e madrugada (0h às 6h).

Quanto à faixa das 7h à meia noite, o SBT ressalta em seu release que houve um empate técnico e, assim, as duas emissoras ocupam o segundo lugar, ambas com 6 pontos de audiência. De acordo com as informações apuradas pelo Comunique-se, se os decimais forem considerados, a Record lidera a disputa com 6,2. O SBT fechou com 5,6. A emissora de Silvio Santos reconhece que arredondou os números e, assim, considerou o dado como empate.

Em resumo, ambas tiveram momentos de vice-liderança durante o ano de 2012. O Comunique-se entrou em contato com o Ibope, que explicou que a divergência de números existe “porque os índices da Record têm como fonte o Painel Nacional de Televisão e os índices divulgados pelo SBT referem-se apenas à Grande São Paulo”. Embora tenha perdido um pouco de audiência, a Globo se manteve no topo da lista. Por ora, a emissora não enviou nenhum comunicado para falar sobre a primeira posição.

Fonte: Comunique-se


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: