Publicado por: Fernando de Oliveira | 19/11/2012

Palavra do Dia: Internetês

O idioma brasileiro é interessante. Faz tempo já se libertou das amarras do português tradicional, subvertendo regras e criando novas tendências. O internetês é apenas mais um exemplo de que, não só o português, mas todos os idiomas podem se adaptar ao novo.

‘Internetês’ é um jargão que se popularizou a partir dos anos 2000. Trata-se de uma forma específica de escrever na internet, através de mensagens de correio eletrônico, em chats, redes sociais etc. Com o tempo, a forma de escrever do internetês se adotou, também, nas mensagens via celular. Popularizado pelos jovens, o internetês costuma abreviar palavras, para que a comunicação se estabeleça mais rapidamente. Por exemplo, ‘beijos’, vira ‘bjs’; ‘você’, vira ‘vc’; ‘porque’ e ‘por que’, viram ‘pq’; ‘amigo’, vira ‘amg’ etc. Algumas pessoas consideram o ‘internetês’ prejudicial para a língua portuguesa, mas se trata, apenas, de mais um movimento da língua, que está em constante evolução, em função de como seus falantes a exercitam.

Definição:

(in.ter.ne.tês)

sm.
1  Bras.  Gír.  O jargão empregado por usuários da internet em mensagens de correio eletrônico, em chats etc.: Você considera o internetês uma ameaça à língua portuguesa?

[F.: internet + -ês.]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: