Publicado por: Fernando de Oliveira | 23/02/2010

Receitas: “Carne Assada” de panela (bem Temperada)

Fazer uma carne assada é razoavelmente simples. Porém, a maioria delas tem um sabor e molho suaves e, algumas vezes, uma consistência pouco macia. Como sou fã de comidas bastante temperadas e macias, fiz mais uma receita (testada e aprovada) que une dicas de várias receitas (inclusive da minha mãe) para chegar ao prato ideal.

Vamos lá!

Ingredientes:

1 peça de lagarto redondo, de aproximadamente 1,5 kg, recheado com lingüiça calabresa e cenoura
Óleo de soja
6 dentes de alho amassados (ou aquelas pastas de alho que são encontradas nos supermercados)
Sal grosso (de preferência já misturado com ervas finas)
Ervas finas (caso não ache junto com o sal grosso)
Vinagre
2 cebolas
2 tomates (médios ou grandes)
2 tabletes de caldo de bacon
Pimenta do reino branca
Folhas de louro
Sal
½ kg de batatas

Modo de preparo:

Limpe bem a carne e coloque em um pirex. Pegue um punhado do sal grosso e espalhe bem por toda a carne. Faça o mesmo com o alho amassado (ou a pasta de alho), a pimenta do reino e o sal. Não economize!

Depois, coloque algumas folhas de louro e regue com o vinagre, fazendo um Vinha d’alho. Deixe descansar por, no mínimo, 2 horas, virando a carne a cada 15 minutos, para que todas as partes dela entrem em contato com o molho.

Enquanto isso, descasque as batatas e corte pela metade. Se forem pequenas, você pode até optar por deixá-las inteiras. Elas serão cozidas junto com a carne.

Corte os tomates em pedaços médios (com pele e caroço) e pique as cebolas em pedaços bem pequenos. Reserve.

Após o tempo marinando, pegue a carne e coloque em uma panela grande com uma camada de óleo (suficiente para cobrir todo o fundo da panela) bem quente e sele a carne. Ou seja, passe rapidamente a carne na panela até que ela doure, impedindo que perca líquidos durante o cozimento.

Assim que a carne selar, pegue as cebolas e o tomate e refogue. Coloque água o suficiente para cobrir metade da carne e acrescente todo o conteúdo que estava no pirex onde a carne marinou. Junte também o caldo de bacon e coloque as batatas, caso queira que elas fiquem bem temperadas. Caso prefira que fiquem mais durinhas, espere 1 hora para colocar no molho da carne.

Com um garfo bem grande e afiado, vá virando e furando a carne de 15 em 15 minutos até que ela fique macia (demora aproximadamente 2 horas em fogo médio).

Quando estiver macia, retire a carne e as batatas e coloque em um pirex. Coloque um pouco do molho por cima da carne e das batatas e sirva.

Para acompanhar prefira sempre arroz branco, farofa e uma salada verde ou de palmito e aspargos.

PS: As fotos são reais!


Responses

  1. muito simples,achei sem graça

    • A ideia é aperfeiçoar uma receita que qualquer mãe sabe fazer. Nem todo dia é dia de postar figos com presunto parma e Vinho do Porto.

  2. Muito enteressante as fotos da impressão q esta realmente uma delícia…poren,o titulo da receita é carne assada com linguiça e cenoura,mais em todo o modo do preparo da carne não foi mencionado de como montar a carne com a linguiça e a cenoura e muito menos informa q a carne vai ao forno,apenas no passo a passo ela é cozida…isso quer dizer q a receita esta incompleta ou esqueceram desses detalhes… que pena néh…

  3. simples mas deve estar uma delicia essa carne assada 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: